Homenagem

Dia de festejar Guadalupe

Romeiros dedicaram o dia a homenagear a padroeira da América Latina; carreata, missas e rosário meditado fizeram parte da programação

Foto: Jô Folha - Expectativa é que cerca de 10 mil fiéis passem pelo Santuário até o fim da Romaria

Por Rafaela Rosa

[email protected]

Milhares de fiéis lotaram o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no interior de Pelotas, na manhã deste domingo (11). O festejo iniciou com uma missa de envio e, em seguida, uma carreata, que saiu do Centro da cidade.

O relógio marcava 9h30 quando a imagem da Santa desembarcou na entrada do Santuário. A partir dali, foi carregada pelos romeiros por cerca de um quilômetro, sob um calor de quase 30°C. Entre uma sombra e outra os fiéis aclamavam, agradeciam graças alcançadas e faziam pedidos a Nossa Senhora de Guadalupe, que é a padroeira da América Latina e intercessora das mulheres grávidas e das que querem engravidar.

Essa foi a 37ª Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe e Elton dos Santos, 54, estava lá pelo 37° ano. Acompanhado da esposa, Luísa Leal, 52, e do filho, Gustavo Santos, 11, a família de Canguçu é devota da Santa e o dia de romaria está no calendário oficial do trio. “Eu gosto muito de vir”, diz o pequeno, enquanto se protege do sol embaixo de uma árvore. Além do dever anual, eles participam das missas no Santuário. “Viemos aqui todos os domingos”, conta Santos.

Foi a morte do pai em 2015, que fez Andressa Faria, 33, se aproximar da Igreja Católica. “Foi onde me senti acolhida e consegui seguir em frente”, conta. Ela e o marido, Murilo Goulart, 42, festejam Guadalupe há cinco anos. Segundo eles, a primeira Romaria foi para conhecer o momento, que é tão elogiado por todos, mas depois da experiência se tornaram devotos da Santa.

“Conhecemos e nos tornamos fiéis depois de vir até aqui. Já tivemos inúmeros pedidos atendidos por ela”, diz Andressa, que também é admiradora de São Bento. Goulart recorda de algumas promessas que já pagou, entre elas uma caminhada. “Quando acabei a faculdade fiz o percurso de pé descalço para agradecer”. O casal é de Piratini e sempre que pode se desloca até o Santuário para aproveitar o local. “A energia daqui é diferente”, observam.

Organização

A equipe de organização está no Santuário desde quinta-feira. “Cerca de 4h começamos a receber os primeiros romeiros que vieram a pé. A partir das 7h30 começou a chegar muita gente, que foi se organizando na sombra”, conta o padre Marcus Bicalho, um dos organizadores do evento. A equipe almeja que cerca de 10 mil fiéis passem pelo local até o fim do evento, que ocorre por volta das 16h. Quem passa pelo Santuário conta com banquinhas de diversos tipos de alimentos, opções para almoço e lembranças para presentear e recordar o momento.

Padre Marcus destaca que o ponto alto da Romaria é quando a imagem de Guadalupe chega perto do altar e crianças vestidas de anjo jogam pétalas de rosas. “Aquela chuva de rosas é o símbolo de Guadalupe. Quando eles jogam flores, estamos revivendo o milagre da aparição da Santa”, diz. A padroeira da América Latina apareceu pela primeira vez em 9 de dezembro de 1531, no México, para o índio Juan Diego. Na tentativa de convencer o bispo do local que havia visto Nossa Senhora, depois de enxergá-la pela terceira vez, ele recolhe rosas num deserto e quando entrega as flores ao bispo as pétalas caem e estampam o rosto de Guadalupe. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil registra 70 mortes e 39 mil novos casos de covid-19 em 24h Anterior

Brasil registra 70 mortes e 39 mil novos casos de covid-19 em 24h

Confira o cronograma para imunização desta semana Próximo

Confira o cronograma para imunização desta semana

Deixe seu comentário